Receba nossa newsletter:

Vida no Sul de Páscoa é apresentado em família e fala do cuidado com o meio ambiente

Publicado Publicado em Destaque, Notícia     Comentários Sem comentários      Texto de: Marcelo Ferreira
mar
24
Programa foi apresentado por Antônio Gringo, sua companheira Regina e seu irmão Zé Paulo

Programa foi apresentado por Antônio Gringo, sua companheira Regina e seu irmão Zé Paulo

A Páscoa está aí e o Vida no Sul preparou uma edição especial em que Antônio Gringo apresenta o programa em família e traz um tema de fundamental importância nos dias de hoje: o cuidado com o meio ambiente. Ao lado de sua companheira Regina e de seu irmão Zé Paulo, Gringo abriu as portas de sua casa para as famílias brasileiras, num convite a reflexão entre pais, filhos e sociedade em geral.

O programa entoou um canto pela preservação numa edição que refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2016. Nesse ano, a campanha tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e seu principal objetivo é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. O Vida no Sul trouxe esse tema na Páscoa porque água é sinônimo de vida. Assunto ideal para um programa feito de família para família.

No primeiro bloco, Gringo, Regina e Zé Paulo cantaram, conversaram e apresentaram a parte inicial do documentário produzido pelo Instituto Cultural Padre Josimo para a Campanha da Fraternidade desse ano. O vídeo propõe reflexão sobre o crescimento da urbanização em nosso país, que vê sua população cada vez mais concentrada nas cidades mas não vê crescimento proporcional nos investimentos em saneamento básico, principalmente quando se fala de comunidades de baixa renda. Assista:

No segundo bloco, além de mais música, o programa apresentou alternativas sustentáveis que foram desenvolvidas para minimizar o impacto ambiental nas cidades. Conheça projetos de telhados verdes, esgotos e fossas ecológicas, ilhas flutuantes que limpam rios e lagos e outros projetos.

O último bloco do Vida no Sul trouxe mais música com Antônio Gringo, Regina e Zé Paulo, trouxe a Mensagem Franciscana em que foi apresentado o frei Gastão, que passa a fazer o quadro ao lado do frei Albano. O bloco ainda trouxe mais trechos do documentário da Campanha da Fraternidade, encerrando com uma reflexão sobre a importância de cada um fazer a sua parte pelo meio ambiente, mas ressaltando também a importância da organização popular para que o povo consiga exigir seus direitos junto ao poder público. Assista:

Campanha da Fraternidade 2016: Saneamento Básico: Cuidar do Planeta, Nossa Casa

capadvd2016A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi lançada em fevereiro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). Neste ano, o tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

Entre as ações da Campanha está o lançamento do documentário “Saneamento Básico: Cuidar do Planeta, Nossa Casa”, uma produção do Instituto Cultural Padre Josimo e do Jornal Mundo Jovem. Além de propor um olhar crítico sobre a utilização da água e da preservação do meio ambiente, o filme busca pressionar órgãos públicos para darem mais atenção ao saneamento básico. O tema foi escolhido a partir do entendimento de que é necessário fazer investimentos maiores, com uma política pública inteligente para que todos tenham acesso a esse direito e possam viver.

Adquira o documentário na página do Jornal Mundo Jovem: www.mundojovem.com.br/produtos/saneamento-basico-cuidar-do-planeta-nossa-casa

Comentários