Receba nossa newsletter:

Quem somos

O Vida no Sul é um um projeto cultural promovido pelo Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) que divulga as manifestações culturais do Sul da América Latina. É música, é cultura popular, é memória e identidade dos povos; é a história de quem vive nos mais diferentes lugares – no campo e na cidade – gente simples que vive sua luta diária e não deixa de sorrir.

O projeto teve origem em 2006 e, desde 2008, vem mostrando a cultura que não aparece na grande mídia, valorizando a ação comunitária, a agricultura ecológica, a solidariedade e, principalmente, a participação popular na construção de uma vida melhor. Já foram exibidos mais de 600 programas, mais de 600 artistas convidados, diversas temáticas abordadas e a história de mais de 70 municípios visitados. Um universo multicultural com as particularidades da vida no sul.

Já estivemos no ar semanalmente, em rede nacional – primeiro na Rede Vida, depois na TV Aparecida, além de estarmos em diversas emissoras regionais pelo Brasil. Hoje, seguimos com nossa parceria com a TV Cidade Livre (Distrito Federal) e a TVT (ABC Paulista), mostrando o que de melhor já passou pelo programa e por vezes apresentando uma edição inédita.

Apresentador
apresentador_gringoAntônio Gringo – Músico, cantor, instrumentista e compositor, Antônio Gringo apresenta o Vida no Sul desde o dia julho de 2012, quando assumiu o posto no lugar do poeta e comunicador Odilon Ramos (que seguiu como nosso parceiro, por vezes retornando para apresentar uma edição do programa). Antônio Gringo é fundador do Grupo os Quatro Ventos, com quem segue tocando fandangos pelo Brasil. Artista participativo em inúmeros Festivais de Música Nativista, por diversas vezes recebeu premiações por músicas autorais e também com parcerias. Um de seus maiores sucessos, e por isto presente em todos os seus shows, é a música “Cativeiros”, de sua autoria e uma poesia cantada ao longo de mais de 20 anos e ainda atual na força de sua letra.

Ficha técnica
Apresentador: Antônio Gringo
Diretor: Isnar Veira Borges
Direção de produção: Saraí Brixner
Produção: Rafael Figueira Coelho
Produção administrativa: João Kuhn
Jornalista (roteiro, matérias): Marcelo Ferreira
Direção de fotografia: Alexandre Garcia
Cinegrafistas: Isabel Cardoso, Carlos Alberto Alves e Roberto Magalhães
Edição: Isabel Cardoso
Técnico de som: Sandro Schmit
Coordenador Geral: Frei Sérgio Görgen
Trilha Sonora de Abertura: música “Terra Sepé Guarani”, por Pedro Munhoz

 

logo_face Curta a página no facebook do Vida no Sul Produções e mantenha-se sempre informado sobre o que estamos fazendo
logo_you Acesse o canal do Vida no Sul no Youtube e assista programas anteriores, programetes, matérias e muito mais